quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Programação da festa do Morro da Conceição tem início nesta quinta-feira


Tem início nesta quinta-feira (29) a 108ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como a Festa do Morro. A Procissão da Bandeira dará início às festividades, que contará com missas, novenas, procissões e shows culturais. O tema escolhido para este ano foi “Maria, conforto e esperança do povo de Deus” e a festa vai homenagear o Real Hospital Português e Severina Paiva de Santana, Dona Sevi, pela dedicação a comunidade.

A concentração para a Procissão da Bandeira será no Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife, às 17h, com a saída prevista para as 18h. A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial até a rua Padre Lemos, dobra à direita na rua Pedro Allain, cruzando a avenida Norte e sobe o Morro da Conceição pela rua Itaquatiara.

Por conta do evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá realizar intervenções todos os dias no entorno da praça do Trabalho e em trechos da rua Paula Batista, a partir das 18h. A programação se estenderá pelos próximos dez dias, seguindo até o dia 8 de dezembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

29.11 (QUINTA-FEIRA)

18h - Procissão da Bandeira
19h - Missa solene de abertura da Festa do Morro
20h30 - Show: Cristina Amaral

30.11 (SEXTA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa do novenário: dom Manuel dos Reis (bispo da Diocese de Petrolina)
20h30 - Show: Ministério Boa Nova

01.12 (SÁBADO)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
18h - Procissão do Terço dos Homens
19h - Missa do novenário: dom Jorge Tobias (bispo emérito da Diocese de Nazaré)
20h30 - Show: DJ Angelus - Jorge

02.12 (DOMINGO)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa novenário: dom João Costa (bispo da Diocese de Iguatu-CE)
20h30 - Show: Benil - Eterno Adorador

03.12 (SEGUNDA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa novenário: dom José Gonzáles (bispo da Diocese de Cajazeiras-PB)
20h30 - Show: Ministério Adoradores

04.12 (TERÇA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa do novenário: dom Bernadino Francisco de Lucena (bispo da diocese de Guarabira-PB)
20h30 - Show: Movimento cultural o Morro Desce a Ladeira

05.12 (QUARTA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa novenário: dom Ângelo Pignoli (bispo da Diocese de Quixadá-CE)
20h30 - Show: Frei Damião e banda

06.12 (QUINTA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa novenário: dom Jaime Vieira Rocha (arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Natal-RN)
20h30 - Show: Zé Vicente e banda

07.12 (SEXTA-FEIRA)

17h30 - Momento mariano: terço e ofício
19h - Missa novenário: dom Genival Saraiva (bispo da Diocese de Palmares)
20h30 - Show: DDD - Doidim de Deus

08.12 (SÁBADO)

12h às 16h - Louvor e adoração: participação da Comunidade Católica Obra de Maria
15h - Procissão de encerramento: Saindo do Marco Zero (concentração a partir das 14h)
16h30 - Show: Ministério Cântico Novo - Lançamento de CD
18h - Missa solene: Celebração de Encerramento - presidida por dom Fernando Saburido (arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife)

- Missas diárias às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h

Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quer ser um bom chefe? Siga estes conselhos




O seu esforço individual é o que vai levá-lo a garantir a tão sonhada promoção. Mas no instante em que você ganhar uma equipe, um departamento ou mesmo uma empresa inteira para chefiar algumas competências serão essenciais para ter sucesso na cadeira de chefe.

Especialistas e quem já está no cargo de chefe foram consultados para saber o que você precisa desenvolver quando subir alguns degraus na carreira. Adiantar-se e “girar a chave”, como diz Fernando Jucá, sócio da Atingire e um dos autores do recém- lançado livro “Academia de Liderança” (Editora Papiros- 7 mares), pode facilitar o processo de adaptação à nova função para você fazer a diferença com chefe.

Segundo ele, a capacidade de liderar não é algo inato e pode sim ser desenvolvida. Portanto, confira o que você deve aprender se a sua ascensão profissional passa pelo desafio de chefiar uma equipe. Confira quais são:

1- Fazer acontecer por meio da equipe

De acordo com Jucá, essa é a competência mais visível e a mais demandada para ser um bom chefe. “Até o momento em que a pessoa é promovida ele se destacou por ser dedicada, por entregar os resultados, mas só isso não vai mais funcionar”, explica. Em outras palavras, esqueça o trabalho individualista, no estilo faço tudo sozinho.

Junto com plaquinha de chefe na mesa vem também o fato de que o sucesso agora não mais será o resultado proveniente apenas do seu esforço. “O líder tem que definir as metas e acompanhar os resultados da equipe, ou seja, fazer acontecer por meio da equipe”, diz Jucá.

O CFO da Komet do Brasil,que atua no setor de metal mecânico, Stephan Braun, concorda. “Construir um time vencedor é provavelmente a mais essencial das habilidades de um líder de sucesso”, diz Braun. Segundo ele esta competência passa necessariamente pela questão de saber definir papéis para cada membro na equipe, levando em conta pontos fortes e fracos de cada um.

2- Engajar e influenciar pessoas

“Até então na carreira o profissional estava circunscrito à área ou departamento dele na empresa, agora ele precisará influenciar e engajar pessoas de outras áreas, parceiros, outros colaboradores, coisas que antes ele não praticava”, diz Jucá.

Silvia Freitas, diretora de relações corporativas do Berlitz Educação Global do Brasil destaca a importância da atenção à heterogeneidade das equipes que em geral possuem pessoas com formações, origens, etnias e culturas diferentes.

“Observar costumes de diferentes culturas e agir de acordo com eles aproximará esse líder não só de seus eventuais colaboradores que sejam de outras culturas, mas também de parceiros e clientes”, diz Silvia.

É o que o CFO da Komet do Brasil chama de ajustar-se ao contexto. “O correto estilo de liderança é situacional, depende sempre do contexto cultural e profissional”, diz Braun. Ele é um dos executivos estrangeiros de multinacionais que atuam no Brasil que já participaram do programa de treinamento de liderança global, promovido pelo Berlitz.

“Em ambiente mais criativo, com uma equipe altamente qualificada e experiente um estilo menos controlador é mais apropriado do que quando os funcionários têm menos experiência”, diz Braun.

3- Ajudar a moldar o futuro da organização

“Pensar o futuro é muito mais do que discutir o orçamento do próximo ano”, diz Jucá. A sua preocupação deve ser no sentido de imaginar o que a empresa vai fazer ou que clientes vai atender nos próximos 4 ou 5 anos.

Como a sua empresa vai criar valor dentro de alguns anos? “Quanto mais cedo o profissional tem esse pensamento mais ele vai se destacar”, diz Jucá.

4- Desenvolver pessoas

Um bom chefe sabe que precisa dedicar tempo para desenvolver a sua equipe. “Isso pode acontecer via processos de feedback, mentoring, coaching”, diz Jucá. O que você pode fazer para melhorar o desempenho das pessoas que trabalham com você?

Para Stephan Braun, estabelecer uma relação de confiança é primordial. “É importante que os funcionários gostem e confiem em você”, diz. No entanto, como ele explica às vezes isso não possível. “Então vem a parte de trocar membros da equipe quando necessário, algo que necessário mas muitas vezes evitado”, diz.

Fonte: ALFA

Continue lendo >>

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Luis Fernando Verissimo responde de 'forma favorável' ao tratamento



O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo segue internado em estado grave, mas responde "de forma favorável ao tratamento intensivo" que tem recebido no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde deu entrada na última quarta-feira com sintomas como febre e dor muscular. O escritor foi diagonisticado com infecção generalizada, mas a causa do mal estar ainda é desconhecida. Os médicos aguardam o resultado de exames para divulgá-la.

"O estado de saúde do paciente Luis Fernando Verissimo ainda é considerado grave, pois depende de ventilação mecânica e hemodiálise. Continua sob efeito de sedação, porém vem respondendo de forma favorável", diz boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira.

O autor, de 76 anos, acaba de fazer uma viagem por Minas Gerais, onde participou de um festival literário em Araxá e de onde seguiu para o Rio de Janeiro. Não se sabe ainda, porém, se a causa do mal-estar está relacionada à viagem.

Luis Fernando Verissimo é conhecido por sua habilidade em usar o humor para retratar costumes. Suas crônicas são publicadas em diferentes jornais do país. O autor é filho do também escritor Érico Verissimo e tem entre suas obras mais famosas O Analista de Bagé,Comédias da Vida Privada e a criação do personagem Ed Mort, que inspirou o filme de mesmo nome em 1997, protagonizado por Paulo Betti.

Fonte: Veja

Continue lendo >>

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mulher que esqueceu e deixou o amante preso no armário é indiciada por homicídio


A Polícia de Macapá (AP) indiciou por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – a nutricionista Daniela Duarte Divana Dantas, 33 anos, que esqueceu e deixou o amante morrer preso dentro do armário, na sua residência. 


O caso aconteceu na Rua Leopoldo Machado e chocou a população de Macapá, no Amapá. O delegado que apura o caso disse que só a perícia vai informar com precisão quantos dias o amante de Daniela ficou preso no armário, mas estipulou algo em torno de 10 a 15. 


No depoimento prestado a polícia, Daniela deu detalhes de como a tragédia aconteceu: 


"Estávamos no quarto de hospede quando meu marido chegou e bateu na porta. Tive que prendê-lo no armário e como raramente entro nesse quarto, esqueci-me de voltar lá para soltá-lo. Dias depois uma amiga veio dormir na minha casa e foi para esse quarto. Ela sentiu um cheiro estranho e abriu o armário e desmaiou quando viu o cara lá dentro já sem vida", disse. 


O empresário Dantas, marido de Daniela, disse que perdoa a esposa e que vai pagar bons advogados para defendê-la na justiça. “Eu perdoo porque o cara morreu, acho que isso basta e me deixa vingado pelo que aconteceu”, disse.

Fonte: G17

Continue lendo >>

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

5 coisas para fazer (ou não) com o 13º




Depois das férias coletivas (para alguns), o 13º salário está no topo da lista das pequenas alegrias de fim de ano. Seja para quem está com a corda no pescoço e precisa de um alívio imediato, para os que planejam as compras de Natal, ou mesmo para os poupadores, que vibram a cada chance de engordar o pé de meia, o salário extra é sempre bem-vindo.

Entretanto, há quem reclame – e talvez seja o seu caso – que o 13º mal chega e já vira fumaça, sobrando apenas aquela sensação de que o dinheiro poderia ter sido mais bem usado. Se sua promessa de ano novo em 2012 foi cuidar melhor do orçamento, ainda dá tempo de cumprir o voto, pelo menos no que se refere ao 13º.

O consultor financeiro Mauro Calil e o professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas Samy Dana dão cinco dicas para quem vai receber o benefício, que é pago em duas etapas, metade até o último dia útil de novembro e o restante até 20 de dezembro. Com elas, é possível começar 2013 mais abonado ou pelo menos mais tranquilo.

1- Pague as dívidas

Segundo Calil, a primeira lição da cartilha do 13º é usá-lo para se livrar das dívidas, se elas existirem. “Pague tudo, ou a maior parte delas, essa é a prioridade”, afirma o consultor. Segundo Dana, da FGV, essa dica será especialmente útil neste ano. “O endividamento do brasileiro está muito alto, a maior parte das pessoas vai usar o 13º para quitar essas pendências”, diz.

Para Dana, as dívidas com cartão de crédito e cheque especial são as que devem ser quitadas o mais rápido possível, porque esses são os juros mais altos do mercado. “Temos visto as taxas caírem bastante, mas elas ainda são muito altas.”

2- Reserve uma parte para as contas do começo do ano

Muitas despesas são previsíveis. A maior parte delas aparece no começo do ano: IPVA, matrícula e mensalidade da escola dos filhos, material escolar, IPTU, dentre outras. Calil diz que é importante fazer uma estimativa do tamanho dessas dívidas e guardar uma parte do 13º para o pagamento.

O professor da FGV Samy Dana lembra que há chances de um reajuste no preço da gasolina ainda em 2012, ou no começo de 2013, além da provável alta nas tarifas do transporte público e do reajuste de mensalidades nas escolas. “É bom estar preparado para isso”, diz.

3- Engorde a cesta de Natal

Se sobrou dinheiro após pagar as dívidas e garantir o pagamento das contas de começo de ano, a dica, segundo Calil, é dar-se o luxo de alguns prazeres, como fazer uma ceia de Natal mais completa e comprar presentes. “Procure, porém, não gastar tudo e separe uma parte para investir”, orienta o consultor.

Já Samy Dana recomenda que os consumidores fiquem alertas ao parcelamento de compras que, ainda que os vendedores não confessem nem sob tortura, quase sempre embutem uma taxa de juros. Além disso, muito cuidado com as promoções de Natal. “Depois do saldão de Natal, tem o do começo do ano, quando o consumidor pode fechar negócios ainda melhores.”

4- Pense no seu futuro

As dívidas estão pagas e você fez uma economia ao longo do ano para as compras de Natal e as despesas de janeiro, fevereiro e março? Parabéns. Além de ser um caso raro, você também está em uma situação razoavelmente confortável. Nesse caso, Calil recomenda que o 13º seja totalmente investido. De acordo com o consultor, “isso faz com que haja uma folga orçamentária ainda maior para o próximo ano”, afirma.

As melhores opções, para Samy Dana, são as aplicações de renda fixa. “Para quem vai investir menos de R$ 100 mil, indico títulos do tesouro indexados ao IPCA, que é o índice de inflação oficial do governo.” Segundo ele, embora a rentabilidade desses papéis não seja mais tão atrativa com a queda dos juros, o investidor tem seu poder de compra preservado, já que o papel corrige ao menos o aumento da inflação.

O papel mais indicado por Dana são as NTN série B de prazos mais curtos, além dos CDBs de bancos grandes, que podem render perto de 100% do CDI. “Quem quiser aplicar nesses papéis tem que pensar em um investimento acima de um ano, pelo menos, para fugir das alíquotas maiores do Imposto de Renda”. Sobre o rendimento de aplicações de até seis meses incide uma alíquota de IR de 22,5%. De seis meses a um ano, o percentual cai para 20%. Entre um ano e dois, o imposto é de 17,5% e acima de dois anos, 15%.

5- Desligue a televisão

É difícil encontrar alguém que seja totalmente imune aos apelos sedutores dos saldões de fim de ano, as promoções de Natal e as queimas de estoque. “Fique de olho”, diz Dana. “As promoções seduzem e fazem muitos caírem na armadilha das compras mal planejadas.”

Segundo Dana, o melhor é ter em mente quais são as reais necessidades da casa, da família e as pessoais, ignorando os demais apelos. “Sempre vale a pena pensar se aquilo que estou comprando é realmente útil”, diz o professor.

6 Bônus: escolhas e renúncias

Segundo o consultor Mauro Calil, a cada ano muitos eventos se repetem, como o pagamento do 13º, as compras de Natal, os aniversários de filhos e do cônjuge, as férias. Para essas despesas recorrentes e, portanto, previsíveis, melhor seria fazer, ao longo do ano, uma economia proposital.

A sugestão é “separar o dinheiro de um cafezinho por dia e destinar para as contas recorrentes, ou a viagem de férias, ou as compras de Natal”. “Quando chegar a hora, não será preciso recorrer a mais nada, o dinheiro estará lá, reservado”, afirma Calil.

Aos menos controlados, Calil faz um convite à reflexão. “Tem gente que confunde consumismo com alegria de viver, pensando ‘se não posso consumir, sou infeliz’”. Para ele, “quem se move por impulso, na verdade, é movido por alguém, por propagandas, e vira massa de manobra”.

O conselho final do consultor é “tenha grandes objetivos”. Cada escolha de consumo que se faz implica, automaticamente, na renúncia de uma poupança. “Muitas vezes as pessoas se permitem ter ‘pequenas recompensas’ de consumo depois de um dia difícil de trabalho, mas essas pequenas recompensas levam a conquistas também pequenas no futuro.”

Fonte: Exame

Continue lendo >>

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Que lendas, citações e mensagens cifradas há na trilogia O Senhor dos Anéis?



Lançado em 1954 pelo inglês J.R.R. Tolkien (1892-1973), O Senhor dos Anéis é um prato cheio para quem gosta de ler um romance repleto de informações escondidas nas entrelinhas. Doses de mitologia nórdica e celta, citações ao grande dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) e referências à geopolítica mundial dos anos 40 estão disfarçadas no meio da descrição do universo mágico criado pelo autor. Apesar de Tolkien ter negado publicamente algumas dessas supostas mensagens cifradas, é inegável que um dos segredos do sucesso de sua obra é justamente permitir uma grande variedade de interpretações.

O romance, que no próximo dia 25 ganha sua terceira versão para o cinema, foi imaginado por Tolkien para ser um verdadeiro épico mitológico para a Inglaterra. O escritor era perito em anglo-saxão, uma espécie de inglês antigo que começou a desaparecer a partir do século 11. Com esse idioma ancestral teriam sumido também várias lendas e histórias mitológicas que eram passadas apenas oralmente de uma geração para outra. Tolkien achava que com isso os ingleses tinham perdido uma parte importante de suas raízes e tratou de se inspirar nas mais diversas referências para criar uma história lendária. Alguém ainda duvida de que ele conseguiu?

Mergulhe nessa

Na livraria:

O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis - Mitos, Lendas e Histórias Fascinantes, David Colbert, Editora Sextante, 2002

The Letters of J.R.R. Tolkien, Humphrey Carpenter, Houghton Mifflin, 2000

Na internet:




Um mundo de duplo sentido Segunda Guerra, Shakespeare e suposta analogia à maconha aparecem nas entrelinhas do romance de J.R.R. Tolkien

ANÉIS ENTRELAÇADOS

Ao imaginar um anel capaz de lançar o mundo nas trevas, Tolkien se inspirou em ao menos duas histórias. Uma lenda do folclore judaico conta que o arcanjo Miguel (enviado de Deus) deu a Salomão (rei de Israel no século 10 a.C.) um anel capaz de aprisionar almas perversas. A outra fonte de inspiração é um poema épico germânico chamado Canção dos Nibelungos. Escrito por volta de 1200, ele também fala dos poderes de um anel mágico.

ELFOS QUE FALAM FINLANDÊS

Quando era aluno na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Tolkien teve contato com a gramática finlandesa. Esse idioma, um dos 16 que ele falava, tornou-se um dos seus favoritos e foi a base da criação da língua usada pelos elfos, o estranho "quenya".

SER OU NÃO SER SHAKESPEARIANO

Os ents, árvores falantes que se movem, têm origem no clássico Macbeth, de William Shakespeare. Macbeth é um rei que ouve de três bruxas o aviso de que seu reino estaria ameaçado quando uma floresta marchasse em sua direção. A estranha profecia se cumpre quando um exército camuflado com galhos de árvores avança contra ele. Já outra obra shakespeariana, Sonho de uma Noite de Verão, era renegada por Tolkien por ter ajudado a popularizar a imagem dos elfos como pequenas fadas. Tolkien preferia os elfos da mitologia nórdica, altos e belos.

EUROPA DISFARÇADA

O romance de Tolkien tem como cenário a Terra Média. Como a Europa, a Terra Média é um continente de vastos reinos. E, há centenas de anos, os próprios europeus usavam o nome adotado por Tolkien para se referir ao continente que habitavam.

UMA GUERRA FAMOSA

Tolkien detestava os paralelos entre O Senhor dos Anéis e a Segunda Guerra (1939-1945), mas é difícil não notar semelhanças. No romance, elfos e anões (inimigos históricos) se unem para combater um mal maior: Sauron. Na grande guerra, americanos e soviéticos se juntaram para enfrentar os nazistas. O próprio Tolkien também chegou a comparar os cientistas que criaram a bomba atômica aos elfos que faziam os anéis do poder. Para ele, ambos amavam a ciência e ignoravam as conseqüências de suas ações.

ONDE HÁ FUMAÇA...

Em meados dos anos 60, O Senhor dos Anéis se tornou muito popular entre os universitários americanos e, entre os hippies, surgiu a história de que a erva de cachimbo descrita no livro — a pipeweed que Aragorn aparece fumando no segundo filme da trilogia — seria uma analogia à maconha. Tolkien nunca confirmou essa versão e ressaltava que a erva era simplesmente uma variedade de tabaco.

MERLIN OU ODIN?

O sábio de O Senhor dos Anéis, Gandalf, lembra muito o mago Merlin, feiticeiro das histórias do rei Artur. Merlin até influenciou Tolkien, mas Gandalf é mais associado a Odin, deus supremo da mitologia escandinava, que também tem um anel mágico, é velho e sempre é representado com uma longa barba e um cajado. Odin ainda cavalga um cavalo com oito patas, considerado o mais rápido das lendas nórdicas. O cavalo de Gandalf só tem quatro patas, mas é o animal mais rápido da Terra Média.

Fonte: Mundo Estranho

Continue lendo >>

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República do Brasil



A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a formarepublicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo,Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Fonte: Wikipédia

Continue lendo >>

Festa Literária segue com programação a partir desta quinta-feira em Olinda




De quinta (15) a domingo (18), será realizada a oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda. O homenageado deste ano é Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento foi celebrado em agosto. O tema do evento será “A Vida é um Espetáculo”, frase que ressalta os trabalhos de Nelson como dramaturgo, enfatizando a relação da Fliporto com o teatro - serão encenadas, entre outras peças, “A Vida é um Teatro”, com Betty Milan (que participa da mesa “Teatro e Psicanálise”), e a leitura dramática do texto “Boa-Noite a Todos”, de Edney Silvestre (na mesa “Romance e Drama”), feita pela atriz Christiane Torloni. Para debater a obra de Nelson, Mário Hélio, coordenador literário da Fliporto, convidou Ruy Castro, autor da biografia “O Anjo Pornográfico”, e Neville de Almeida, diretor que filmou “Os Sete Gatinhos” (1980), baseado em texto de Nelson.

Entre os escritores, um dos convidados mais aguardados é o moçambicano Mia Couto (“Há alguns anos que tento convidar Couto, fiquei muito feliz que ele finalmente tenha aceitado”, comentou Mário Hélio), que irá lançar “A Confissão da Leoa”. Ele participa de uma conversa com o angolano José Eduardo Agualusa, a partir do tema “Literatura e Realidade“. Outro convidado estrangeiro é o português J. Rentes de Carvalho, 82 anos, que em seus livros demonstra um vigor memorialista que sugere a necessidade da entrada do autor no mercado nacional (nenhuma editora publicou o autor no Brasil).

A Fliporto programou outras conversas interessantes: Barry Miles irá falar na mesa “Com o pé na estrada da contracultura”, no­me que faz referência ao tra­balho do autor: ele é reconhecido como biógrafo de ícones da cultura dos anos 1960, como Jack Kerouac e Paul McCartney. Robert Darnton, historiador cultural, conversa com o escritor canadense Cory Doctorow - especialista em literatu­ra de ficção científica e questões de direitos autorais - e Silvio Meira; eles vão debater pontos da era digital, na mesa “Informação e autopublicação: do big-bang ao boing-boing”.

Neste ano, a abertura, no dia 15, será feita por Maria Bethânia. Na ocasião, às 19h, a cantora irá recitar poesias escolhidas de acordo com seu gosto pessoal, textos importantes em sua formação como leitora - em eventos anteriores, ela já declamou obras de Fernando Pessoa e Caetano Veloso. Os ingressos para assistir à performance de Bethânia custam R$ 100 e R$ 50 (meia) e começaram a ser vendidos ontem, no site Eventick. Apenas 400 ingressos estarão disponíveis. Já o encerramento, no dia 18, às 20h, fica por con­ta de uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna.

ARTFLIPORTO

A segunda edição da “ArtFliporto”, publicação quadrimestral que reúne textos de autores nacionais e internacionais, será lançada durante o evento. O organizador da revista, o jornalista Schneider Carpeggiani, adiantou que irão participar, entre outros, o português José Lus Peixoto e o polonês Zygmunt Bauman, além do pernambucano Raimundo Carrero. O tema desta edição é a crise no mundo contemporâneo, observada a partir de diferentes pontos de vista. Para mais informações acessem o site do evento.

Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Campanha quer incentivar denúncias de corrupção




O Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) está promovendo a campanha “Não Aceito Corrupção”, que busca envolver a população e incentivar a denúncia de casos de corrupção em todas as esferas da sociedade. “O propósito é muito mais amplo. Queremos mudar a cultura de combate à corrupção de cada cidadão”, explica o coordenador da campanha, Roberto Livianu.

"Esta campanha pretende fazer um alerta a todos os brasileiros, chamando-os a atuar mais democraticamente e exercer seu direito de cidadão, com ênfase na devastação social que a corrupção produz e continuará a produzir se nada fizermos", afirma Livianu.

O processo para qualquer cidadão é simples: as denúncias referentes à corrupção devem ser realizadas no site especificamente criado para a campanha e encaminhadas a cada um dos Ministérios Públicos Estaduais. A identificação não é obrigatória e a gestão das informações recebidas caberá ao Ministério Público destinatário.

Em ano eleitoral, que já contou com a instauração da CPI contra o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o julgamento do Mensalão, o objetivo do MPD é levar uma mensagem impactante sobre os males e os impactos da corrupção no Brasil, que podem ser conferidos nos dois vídeos da campanha.

Composta por dois filmes para TV e cinema, anúncios de jornal, spots de rádio, banners de internet e mensagens em aeroportos, a campanha é veiculada em todo o país.

Em um dos filmes, intitulado "Bebê", um bebê saudável tem todas as suas vestes e pertences retirados e acaba no chão de uma rua movimentada, sem nada e ninguém para ajudá-lo. Já o outro filme, denominado "Mãos", mostra como a corrupção impacta as pessoas comuns, mostrando uma criança indignada, jogando baldes de água nos corruptos.

Segundo Augusto Diegues, diretor da Flag Comunicação, idealizadora dos vídeos, o maior desafio de campanhas como esta é ativar a capacidade de indignação das pessoas.

"Infelizmente, as pessoas parecem anestesiadas pelo aparente tom de normalidade que o tema conquistou após décadas de escândalos. Nosso trabalho buscou sensibilizar a sociedade, de modo simples e direto, para o verdadeiro desastre causado pela corrupção", esclarece Diegues.

Segundo Livianu, a repercussão da campanha tem sido extraordinária. “Muitas pessoas têm tido acesso aos vídeos, que são bastante explicativos e impactantes. Assim, eles têm se multiplicado com grande rapidez e chegado a diversos estados no país”, afirmou.

A internet tem sido cada vez mais utilizada para criar mecanismos de denúncias de fácil manejo para a população. Antigamente, denunciar pagamentos de propina passava por instâncias como repartições públicas, longos processos jurídicos, caros advogados e dezenas de formulários e carimbos.

Hoje, com um email, alguns cliques ou uma mensagem de texto, é possível em poucos segundos fazer denúncias de todo o tipo também em outros sites como I Paid a Bribe (“Eu paguei propina”,www.ipaidabribe.com), a plataforma que produz mapas Ushahidi (www.ushahidi.com) e o próprio Contas Abertas, que recebe e investiga suspeitas de irregularidades e denúncias de corrupção no governo.

No Contas Abertas, muitas das demandas vêm de acadêmicos e jornalistas, mas há uma crescente participação por parte do cidadão comum, que cada vez mais quer monitorar contas de sua prefeitura. Livianu também destaca o recorrente aumento das denúncias, principalmente com a participação da população mais jovem.

“Ficamos sabendo de um caso extremo de retorno aos nossos vídeos. Uma criança de sete anos, moradora de Curitiba, chamou a atenção pai ao questionar se a corrupção “matava crianças”. Ela concluiu que isso era muito ruim para o mundo”, conta.

“A juventude está mudando as táticas do ativismo anticorrupção. Eles trazem consigo um incrível entusiasmo por tecnologias móveis e novas mídias, como vídeos”, disse Heather Leson, uma das diretoras da Ushahidi, à BBC Brasil. “Esses jovens ativistas agora atuam e compartilham, ininterruptamente, em redes sociais. Assim, eles não precisam mais usar arquivos em PDF de 50 páginas para lutar contra a corrupção. Estão livres disso”, concluiu.

É justamente esse fortalecimento do cidadão comum o principal trunfo da plataforma Ushahidi, de que ela é diretora. O projeto foi criado como resposta ao caos que tomou conta do Quênia após as eleições de 2008. Um mapa com os focos de violência no país foi criado com base nas informações enviadas pela população, via telefone, SMS ou e-mail.

Fonte: Veja

Continue lendo >>

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Condenado a 10 anos, Dirceu não fica preso mais do que 4



O destino de José Dirceu parece selado: se os ministros do Supremo Tribunal Federal não mudarem de ideia – o que poderá ser feito, caso a Corte decida equilibrar sentenças e analisar possíveis incongruências - o petista terá de cumprir 10 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. E é fato: começará este período na prisão. Mas o cenário mais provável é que fique lá, no máximo, 3 anos e 7 meses. É possível que apenas metade disso, 1 ano e 9 meses, seja de dias inteiros em um presídio.

Mas antes que comecem as acusações de “marmelada”, é bom frisar que Dirceu, considerado mandante do esquema do mensalão pelo STF, seguirá simplesmente o rito de qualquer outro criminoso do país, dos pequenos aos grandes.

E, como todos os demais, também será beneficiado pela diferença do texto escrito e as limitações do sistema prisional brasileiro.

Veja abaixo os passos judiciais por quais vão passar José Dirceu – que considerou sua condenação uma infâmia - e seu advogado, que já adiantou que vai apelar da sentença de todas as formas possíveis:

Regime fechado


Para começar, o ex-ministro-chefe da Casa Civil só irá para a prisão em regime fechado porque sua pena passou de oito anos. Se tivesse ficado entre 4 e 8 anos, ele a cumpriria em regime semiaberto. Menos que isso, em aberto.

Mas é aí que a lei começa a se diferenciar da prática, segundo especialistas ouvidos por EXAME.com.

O regime fechado é aquele em que o preso fica detido em uma penitenciária, isolado, em tese, cercado por forte aparato de segurança. É o pior regime porque tudo lá é mais restrito e difícil, incluindo a visita de familiares.

De acordo com o artigo 34 do Código Penal, o preso poderia trabalhar dentro da prisão ou até fora dela, com autorização da direção prisional, em serviços públicos. Isto é raro e, no caso de Dirceu, mais improvável ainda.

Depois de cumprir um sexto da sua pena de 10 anos e 10 meses - 1 ano, 9 meses e 20 dias – Dirceu poderá pedir progressão ao regime semiaberto, que deverá ser concedido pelo juiz caso o réu, que não é reincidente, apresente bom comportamento.

Regime semiaberto


Ao contrário do que muitos pensam, o semiaberto não é o regime em que o preso necessariamente sai para trabalhar todos os dias e só volta para dormir na prisão. Este é o caso do próximo, regime aberto.

O militante e ex-dirigente do PT até pode pleitear a saída para trabalho – com certeza, estará bem assessorado – mas no mundo real das prisões brasileiras o mais comum, no semiaberto, não é o detido se regenerar usando sua força produtiva. Alguns, com pouca educação, saem para estudar. Também não será o caso de Dirceu.

O principal benefício neste regime que agrada a todos é poder participar dos chamados saidões, que podem somar até 7 dias consecutivos cinco vezes por ano, para estar com a família.

Em tese, ao progredir para o semiaberto, a pessoa deveria sair da penitenciária para uma “colônia agrícola, industrial”, onde pudesse trabalhar dentro do próprio local. Tais estabelecimentos, no entanto, são raros.



“O semiaberto é um sistema de menos rigor, com menos controle efetivo na saída e entrada de pessoas”, explica a doutora pela UnB e professora de Direito Penal da Universidade Católica de Brasília, Soraia Mendes.

É por essa maior liberdade durante a prisão e pelo direito aos saidões que o semiaberto é tão desejado por quem está em regime fechado.

Cumprido mais um sexto da pena – que atingiria então 3 anos, 7 meses e 10 dias, Dirceu poderá pleitear o tão almejado regime aberto, quando aí sim, necessariamente terá o direito de sair para trabalhar e passar apenas as noites e fins de semana na prisão, além de manter o direito aos saidões e até eventuais “saidinhas”.

Regime aberto

Apenas neste momento, após quase 4 anos de reclusão, José Dirceu terá o incontestável direito de passar o dia fora trabalhando e voltar ao local onde está preso à noite. Mas como se está no Brasil, ele provavelmente já ganhará de cara o direito de ficar em casa no período da noite, se reportando ao juiz de tempos em tempos.

Isso deveria acontecer apenas se ele conquistasse o chamado livramento da condicional, uma possível etapa posterior.

“No regime aberto ele (o preso) trabalha fora, mas ainda volta para a prisão. E dorme na chamada casa de albergado. Mas são pouquíssimas (destas casas) no Brasil. O Estado de São Paulo, por exemplo, não tem nenhuma. Por isso, é muito difícil que um sujeito progrida aqui para o aberto”, explica o professor de Direito Penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alexsis Couto de Brito.

Com isso, Dirceu que, mantida a tradição do nosso sistema carcerário, será preso em São Paulo, onde reside, pode ganhar o livramento da condicional e voltar para casa ao conquistar o regime aberto.

Mas há um atalho ainda anterior que pode diminuir o tempo de regime semiaberto do petista.


O caminho mais curto até o aberto


“Não existe o (regime) semiaberto no Brasil”, sentencia o advogado Luiz Augusto Baggio, da Emerenciano Baggio e Associados. 
Segundo o especialista, como o semiaberto implica em maior liberdade para o preso e a possibilidade de trabalhar dentro do presídio, existem poucas vagas do tipo no país.

“É uma jurisprudência do STF. Se no cumprimento da pena, não tiver vaga para semiaberto, ele (Dirceu) pode ir direto para o aberto”, explica o advogado.

Com isso, se Dirceu conseguir fazer a escadinha do fechado para o aberto, pulando o semiaberto, já teria o direito de passar os dias fora da prisão com um 1 ano e 9 meses do início da reclusão.

Mas conseguir o livramento da condicional - dormir em casa - neste caso seria mais demorado, mesmo que já no regime aberto, pois a lei exige que, para ter o direito, é preciso que um terço da pena tenha sido cumprida. Neste caso, Dirceu teria cumprido um sexto.

Ao mesmo tempo, porém, por uma questão de pressão da opinião pública, é possível que seja dado a Dirceu um espaço para cada regime que o petista terá de cumprir. Neste caso, dos 10 anos e 10 meses de reclusão, ele deverá passar, portanto, 3 anos e 7 meses em um presídio.

Fonte: Exame

Continue lendo >>

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MS irá liberar primeiras correções para o Windows 8



Menos de um mês após o lançamento do Windows 8, a Microsoft anunciou que o novo sistema possui vulnerabilidades críticas de segurança e que irá liberar um pacote de correções na próxima terça-feira, 13.

O Patch Tuesday, como é conhecido o pacote de correções, irá corrigir falhas que afetam desde o Windows XP (SP3) até as novas edições do Windows 8, incluindo versões do pacote Office e do Windows Server.

As vulnerabilidades incluem três falhas críticas de segurança para Windows 8 e uma falha crítica para o tablet Surface que roda com o sistema Windows RT. Segundo a Microsoft, essas falhas podem permitir a execução remota de códigos.

Além disso, também haverá pacotes para o Internet Explorer 9 que irão corrigir uma falha que permite ataques em sistemas vulneráveis. As versões IE6, IE7 e IE8, que rodam no Windows XP, não serão corrigidos. O IE10, exclusivo para Windows 8, não traz vulnerabilidades conhecidas.

Já no Office a correção visará a permissão para execução remota de códigos caso um usuário abra um documento malicioso.

Ao todo serão corrigidas 19 vulnerabilidades e a Microsoft irá liberá-las a partir da próxima terça-feira em seu canal de Segurança.


Fonte: Info

Continue lendo >>

sábado, 10 de novembro de 2012

Som do Pato Fu entre brinquedos e bonecos


Há quase dois anos reinventando a forma de como lidar com a música, mesmo com toda a experiência de mais de 15 anos de uma carreira imersa no plano mais experimental da nossa música popular contemporânea, o Pato Fu volta ao Recife, hoje, com o show “Música de Brinquedo”. O espetáculo, parte integrante da programação do festival Sesi Bonecos do Mundo, apresenta a interação da banda com instrumentos de brinquedos (e apenas eles) para recriar sucessos populares e hits da sua carreira. A apresentação acontece às 20h30, gratuitamente, no Parque 13de Maio. 

Lançado em agosto de 2010, “Música de Brinquedo” investiga um sonoridade infantil, ain­da que seu repertório não seja necessariamente voltado para esse público, a fim de extrair dos brinquedos sotaques completos e funcionais para sustentar novos arranjos. Canções como “Live an Let Die” (Paul McCartney), “Ovelha Ne­gra (Ri­ta Lee), “Love Me Tender” (Elvis Presley) e “Todos Estão Surdos” (Erasmo e Roberto Carlos) es­tão presentes no projeto, o primeiro exemplar da música inde­pendente brasileira a conquis­tar Disco de Ouro, com vendagem superior a 40 mil unidades. 

Mas nem só de brinquedos o espetáculo é feito: a participação do grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo é parte essencial do show. Dois carismáticos monstrinhos, manipulados pela companhia, interagem com a banda e são um elemento a mais para prender a atenção das crianças, além de fazer às vezes do coro infantil presente no CD. O show conta ainda com sucessos da carreira do grupo, transportados para o universo lúdico do projeto, co­mo “Eu”, “Simplicidade”, “Perdendo os Dentes” e “Sobre o Tempo”. 

Serviço
Show “Música de Brinquedo”, do Pato Fu
Hoje, às 20h30
Parque 13 de Maio
Acesso gratuito

Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>

Microsoft vai tirar de circulação programa de bate-papo MSN Messenger



A Microsoft anunciou na última terça-feira (6) que vai acabar com o Windows Live Messenger no próximo ano. O programa de bate-papo da empresa de Bill Gates vai ser integrado ao Skype (empresa que foi comprada pela Microsoft em 2011 por cerca de US$ 8,5 bilhões).


As informações foram divulgadas pelo blog oficial do Skype. Na página, a companhia afirma que a mudança estará na atualização do software. “Ao atualizar o Skype, os usuários do Messenger podem usar mensagens instantâneas e chamadas de vídeos com seus amigos do Windows Live Messenger”, diz.

“Nosso esforço continua em fornecer a melhor experiência em comunicação para todo mundo em toda a parte. Nós queremos focar nossos esforços em fazer as coisas mais simples para nossos usuários, enquanto melhoramos a experiência de forma geral. Nós vamos aposentar o Messenger em todos os países do mundo no primeiro trimestre de 2013 (a única exceção é a China)”, afirma o anúncio oficial.

Fonte: NE10

Continue lendo >>

5 dicas para um currículo interessante





Um currículo diferente pode ajudar profissionais em começo de carreira. Confira cinco dicas para fazer isso da forma correta:


Pense em links

Faça um currículo básico e escreva nele os links para seu perfil no LinkedIn, seu blog profissional, ou um vídeo de apresentação no YouTube. Crie endereços simples e cheque na web se as páginas abrem.

Crie outros arquivos

Por e-mail, envie ao recrutador, em arquivos separados do currículo básico, artigos, imagens e outros materiais que comprovem sua experiência. Cuidado para não deixar o arquivo muito pesado.

Use soluções simples

Um papel de gramatura ou cor diferente demonstra capricho. Peça ajuda a um amigo designer para compor o visual.

Texto limpo

Cuidado com o uso de cores, músicas ou qualquer coisa que desvie a atenção do recrutador. Use fontes de letras simples e adote no máximo três tamanhos. Cuidado com os textos longos e prolixos.

High-tech

Realidade aumentada pode funcionar em currículos. Com a câmera do celular, o recrutador foca o código e um aplicativo faz o portfólio aparecer na tela. Certifique-se de que o recrutador sabe usar a tecnologia.

Fonte: Exame


Continue lendo >>

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Harrison Ford é cotado para 'Guerra nas Estrelas 7'



O ator Harrison Ford pode retomar seu papel como Han Solo em Guerra nas Estrelas 7, que deve estrear em 2015. A nova produção da saga foi anunciada depois da Disney ter comprado o estúdio Lucasfilm, do diretor George Lucas. A empresa afirma que deve lançar novos filmesda franquia a cada dois ou três anos.

O ator de 70 anos, que já interpretou o personagem em três filmes da saga, não descartou retomar o papel, segundo a revista Entertainment Weekly. "Harrison Ford está animado com a ideia", disse uma fonte próxima ao ator. 

Ford ficou famoso com o primeiro filme da famosa saga de ficção científica, em 1977, e voltou a interpretar o personagem no segundo e no terceiro capítulos da trilogia inicial.

Contudo, não fez parte da segunda trilogia, realizada entre 1999 e 2005 e se mostrou desdenhoso de seu personagem, chegando inclusive a declarar à rede ABC: "Como personagem, não foi tão interessante para mim".

"Não sei se o entendo muito bem", afirmou sobre o fenômeno de Guerra das Estrelas, acrescentando: "Não estou certo se ainda o entendo. Fiquei muito feliz de participar, de participar do conjunto".

A Entertainment Weekly afirma que Ford, cujos sucessos na telona incluíram os filmes de Indiana Jones, não se comprometerá com a nova sequência do filme até que sejam confirmados o diretor e o roteiro. O representante do ator não respondeu aos pedidos de entrevista.

A Walt Disney anunciou na semana passada que havia comprado a empresa do diretor deGuerra nas Estrelas, George Lucas, por 4 bilhões de dólares.

Fonte: Veja

Continue lendo >>

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Governo vai investir R$ 2,7 bilhões em pacto para alfabetizar crianças até os 8 anos




O governo federal vai investir R$ 2,7 bilhões nos próximos dois anos para que as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O investimento faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado hoje (8) pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a média nacional de crianças não alfabetizadas aos oito anos chega a 15,2%. Essa taxa alcança índices ainda maiores e, em alguns casos chega a dobrar, em estados como Maranhão (34%) e Alagoas (35%). A menor taxa é registrada na Região Sul, com o índice de 4,9% de crianças não alfabetizadas. “Considero esse programa a prioridade das prioridades do MEC. É o maior desafio histórico e que esse país deveria colocar no topo de agenda de todos os gestores do Brasil”, assegurou Mercadante.

O ministro destacou que 8 milhões de crianças estão inseridas nesse primeiro ciclo de alfabetização. Ainda segundo ele, o prejuízo de uma criança que não é alfabetizada no período certo pode se estender a outras etapas do ensino.

Entre os objetivos da pasta está o de garantir a alfabetização e assim evitar a futura reprovação de alunos. Segundo o ministro, o impacto da reprovação de alunos, em toda a educação básica, vai de R$ 7 bilhões a R$ 9 bilhões.

Ao todo, 5.270 municípios e todas as 27 unidades federativas já aderiram ao pacto, que envolve a capacitação de 360 mil professores alfabetizadores. Trinta e seis universidades públicas vão preparar cursos de 200 horas para uniformizar procedimentos educacionais em todo país. Os recursos investidos no pacto também vão garantir uma bolsa de R$ 750 mensais aos orientadores, que vão capacitar os professores alfabetizadores.

Com o pacto, o Ministério da Educação vai distribuir 26,5 milhões de livros didáticos nas escolas de ensino regular e do campo, além de 4,6 milhões de dicionários, 10,7 milhões de obras de literatura e 17,3 milhões de livros paradidáticos.

Para mensurar os resultados do pacto entre as crianças brasileiras, o MEC vai implementar duas avaliações. Ao final do 2º ano, será aplicada a nova versão da Provinha Brasil, realizada pelos próprios professores dentro de sala de aula para avaliar os conhecimentos sobre o sistema alfabético da escrita e quais habilidades de leitura as crianças dominam.

No final do 3º ano, será aplicada uma nova prova, ainda sem nome, regras ou datas definidas. Essa avaliação ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além das medidas anunciadas, a pasta vai investir R$ 500 milhões em premiação para as melhores experiências de alfabetização. Para Mercadante, as ações do pacto estimulam os professores a voltarem a atuar na profissão..

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo >>

8 objetos do dia a dia que são mais sujos que a privada

1. Celular





Sim, é verdade o que você escutou por aí. Um estudo da Queen Mary University of London indicou que 1 em cada 6 celulares está infectado com bactérias fecais. Um dos grandes motivos para ser tão sujinho está ligado aos próprios hábitos de higiene – apesar de 95% dos entrevistados terem declarado lavar as mãos com sabão, 82% das mãos e 92% dos celulares analisados apresentaram bactérias. Além disso, a maioria das pessoas raramente (ou nunca) limpam seus aparelhos. Isso é preocupante principalmente pelo contato constante que mantemos com o telefone e sua proximidade ao rosto e à boca.


2. Controle remoto




Se você tem mania de limpeza e fica sempre um pouquinho apreensivo ao dormir em um quarto de hotel, saiba que o controle da TV é provavelmente a superfície mais suja do lugar. Um estudo da University of Virginia apontou que o controle remoto é um dos principais propagadores de doenças no lar – pelo menos 50% deles estão contaminados com germes e bactérias.


3. Dinheiro


Quem adora receber cédulas novinhas tem mais um motivo para comemorar. Até 80% das notas podem estar contaminadas por bactérias e germes, apontou um estudo da University of London. A conta é simples: imagine por quantas mãos já passou uma nota em circulação há dois anos. E como o termo “lavagem de dinheiro” não se aplica à limpeza e desinfecção das cédulas monetárias, elas permanecem para sempre como focos de germes e doenças. A recomendação não poderia ser outra: uma lava outra, lava uma mão.


4. Escova de dentes




A escova de dentes acumula mais bactérias do que sonha nossa vã filosofia. E um dos grandes culpados é você: a boca humana contém 500 tipos diferentes de bactéria, que podem sobreviver até 48 horas no objeto. Além disso, se a escova fica em cima da pia, pode acumular uma porção de bactérias fecais. Isso porque as partículas de água que saem voando quando se dá descarga com a tampa aberta podem se espalhar por até 6 metros e aterrizar direto na escova, pia e maçanetas. Um estudo publicado no The Journal of Clinical Dentistry, aponta que é importante manter a escova limpa e seca já que a retenção e sobrevivência de microorganismos no objeto pode causar reações inflamatórias na região bucal.


5. Máquina de lavar roupas




Até tu, lavadora? Pode parecer um tanto improvável, mas uma pesquisa conduzida pela Universidade do Arizona indicou que 50% das máquinas de lavar roupas caseiras contém bactérias fecais. Além disso, dentre os aparelhos testados, 13% continham a bactéria E. coli, e 100% apresentavam mofo. Para combater o problema, é recomendado lavar primeiro as roupas brancas usando alvejante (que mata as bactérias) e, uma vez por mês, fazer um ciclo sem roupas para limpeza do aparelho.


6. Pia da cozinha





Qual foi a última vez que você desinfetou a pia da cozinha? Se não consegue se lembrar, é bom colocar esta pendência em sua lista de tarefas. A pia pode acumular até 100 mil vezes mais germes e bactérias que a privada, apontou estudo conduzido pelo o  Hygiene Concil, que identificou ainda que 75% das pias em lares estadunidenses não passariam em um teste de higiene. Ao limpar a cozinha, não se esqueça da bancada: esta também pode chegar a acumular o dobro de sujeira encontrada no vaso sanitário.


7. Teclado





Olhe para baixo: você consegue ainda ver rastros do lanche da semana passada por entre as teclas do seu teclado? Hora de limpar essa sujeira. Um estudo recente apontou que o objeto pode apresentar 400 vezes mais bactérias que uma privada. O ideal é que o teclado seja higienizado cerca de três vezes por semana para dar adeus às bactérias e migalhas que se acumulam por ali.


8.Xícara de café e esponjas







Péssima notícia para quem não vive sem um cafezinho no meio do expediente: em estudos conduzidos por Charles Gerba (conhecido como “Dr. Germ”), da Universidade do Arizona, 20% das xícaras de café analisadas continham bactérias fecais. Mas o culpado não era o café (todos comemoram!). Os germes presentes na xícaras foram identificados como oriundos de outro grande recanto de bactérias: a esponja usada para lavar os recipientes. Em um estudo conduzido pela Simmons College, foi identificado que um terço das esponjas analisadas estavam contaminadas – quase o dobro da taxa de contaminação identificada entre as privadas. Elas acumulam uma série de bactérias vindas principalmente de carnes cruas. Além de trocá-la com frequência, é recomendado guardar a esponja de forma que fique menos úmida – ambiente favorito para bactérias.

Fonte: Super Interessante

Continue lendo >>

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Filme "Casablanca" poderá ganhar sequência 70 anos após sua estreia



Às vésperas de completar 70 anos de sua estréia, o filme "Casablanca" (1942), dirigido por Michael Curtiz, poderá ganhar uma nova sequência, já que a Warner Bros voltou a cogitar essa hipótese depois de ter recuperado um texto escrito pelo próprio Howard Koch, um dos três roteiristas originais do longa.

Segundo o jornal "New York Post", essa sequência, que poderia ser intitulada "Return to Casablanca" (Retorno à Casablanca), teria sido escrita por Koch há 30 anos, quando o roteirista decidiu dar continuação ao filme a partir do nascimento do filho dos protagonistas Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman), assim como nos esforços do rapaz para encontrar o pai, desaparecido durante a guerra.

De acordo com a imprensa americana, a produtora, que já havia descartado essa possibilidade há pouco mais de um ano, agora poderia voltar a se interessar pela realização da sequência devido à insistência de uma das netas dos fundadores do estúdio Warner Bros, Cass Warner, que segue a procura de um diretor adequado para essa realização.

Desde da estreia do filme em 1942, os produtores de Hollywood já analisam a possibilidade de realizar sua sequência, já que se trata de um dos filmes americanos mais emblemáticos de todos os tempos (Oscar de Melhor Filme em 1943).

Anteriormente, os produtores até pensaram em desenvolver uma sequência sob o título de "Brazzaville", nome que faz referência à capital do Congo, cidade a qual Renault pede para Blaine fugir na cena final do filme original. No entanto, essa produção nunca chegou a ser iniciada.

A televisão e a literatura também tentaram dar continuidade a trama de "Casablanca", seja com séries de televisão ou livros como "As Time Goes By", embora nenhuma delas tenha conseguido obter o mesmo êxito do filme.

Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>

terça-feira, 6 de novembro de 2012

MEC divulga gabarito oficial do Enem




O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram realizadas no último final de semana, dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame será divulgado no dia 28 de dezembro. 

A novidade desta edição do Enem é o acesso dos alunos às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, também no site do Inep, entretanto os candidatos não poderão usar o acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. Este ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país.

As notas dos candidatos do Enem serão utilizadas como critério de seleção do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) por universidades públicas para ingresso de novos alunos. Atualmente, 95 instituições de ensino superior no país aceitam a nota como critério para o ingresso de alunos.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (05) mudanças nas regras do sistema. Foram regulamentadas regras para que o Sisu se adeque à Lei de Cotas, que estabelece a reserva de 12,5% das vagas oferecidas em 2013 para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentre estes grupos, ainda há o critério conforme a declaração do candidato quanto à sua cor da pele e aos alunos de famílias de baixa renda (menos de 1,5 salário mínimo).

CONFIRA OS GABARITOS:

1° dia - Ciências humanas e ciências da natureza
2º dia - Matemática e linguagens










Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>
Blog Widget by LinkWithin

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO