'Faroeste Caboclo' promove o encontro de Renato Russo com João do Santo Cristo
É quase inevitável que um filme passe pela cabeça de quem ouve Faroeste Caboclo, roteiro cinematográfico travestido de música na composição de Renato Russo lançada em 1987. É esse filme que se tem diante dos olhos com o longa-metragem homônimo de René Sampaio, com estreia nacional prevista para o dia 30.
Extremo e poético como a canção que narra a tragédia do “Peixes com ascendente em Escorpião” João de Santo Cristo, o filme do estreante brasiliense não é, como se poderia esperar, um videoclipe da música. Mas os fãs podem respirar aliviados: a história está lá, senão inteira e literal, em essência preservada.
Talvez menos preocupados em seguir à risca o enredo dos 159 versos de Renato Russo do que levar para a tela a discussão sobre desigualdade social que eles propõem, os roteiristas Marcos Bernstein e Victor Atherino deram ênfase à formação do bandido que remete a Jesus Cristo – natural de Santo Cristo, no sertão da Bahia, ele é exímio marceneiro.
Mas deixaram de lado a ideia da letra que transforma o traficante numa figura pop. A dupla também assina o roteiro de Somos Tão Jovens, baseado na juventude de Renato Russo.
Fonte: Veja
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário