terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Segurança e tecnologia são prioridades na Arena



Oferecer conforto aos torcedores, mas sem deixar de lado a segurança, integrando toda a infraestrutura tecnológica disponível. Um dos equipamentos tidos como prioridades até a Copa das Confederações, por exemplo, é a central de comando e controle, que será responsável pelo monitoramento da parte interna da Arena e na região do entorno. Várias câmeras serão instaladas em pontos estratégicos e levarão as imagens aos agentes de segurança.

“Vamos monitorar  e antecipar os problemas. Para isso, precisamos trabalhar em parceria com a polícia”, explica o diretor de Investimentos do Consórcio Arena Pernambuco, Jayro Poggi. Outra novidade da Arena é a ausência de fossos e alambrados, fato que fará com que o público se aproxime ainda mais do campo de jogo. Como o torcedor brasileiro não está acostumado a este tipo de estádio, será preciso implementar uma nova cultura.  “É um trabalho de transição. É necessário que haja um trabalho de reeducação com os torcedores.

Segundo o executivo, a Arena será provida de tecnologia de reconhecimento facial, afim de facilitar a identificação de torcedores. De acordo com o Jayro, o equipamento será útil, sobretudo, para inibir a entrada de pessoas que vão ao estádio com o intuito de provocar a desordem. “Estamos ainda estudando outras formas mais eficientes de identificação”, informa.

Os torcedores e equipes de imprensa que forem à Arena Pernambuco terão à disposição um completo aparato de tecnologia, principalmente nas áreas de telefonia e conexão à internet. O estádio será dotado de acesso à rede 4G, além de conexão Wi-Fi, incluindo algumas partes da área externa da Arena. Os torcedores poderão realizar pagamentos em um dos 367 pontos de venda do estádio via Mobile-Payment (Pagamento Móvel, em português). 

Outro equipamento que o Consórcio pretende implantar no projeto são os Smart Cards. “Com ele, o torcedor poderá utilizar o ingresso no consumo dentro do estádio”, diz Poggi. Por fim, o executivo falou sobre o Stadium Vision, conceito que permite a personalização da Arena, de acordo com o mandante da partida. “Através de luzes de LEDs, as cores do estádio mudam, adequando-se às cores de determinado time”, completa o diretor de Investimentos do Consórcio. Com isso, a Arena terá a cara de um dos três principais clubes da capital, quando estes mandarem suas no estádio.

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO