quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quais foram os mangás mais importantes da história?



O primeiro

Título: Hokusai Manga
Autor: Katsushika Hokusai
Lançamento: 1814

Mestre em ukiyo-e (um tipo de pintura típica, com tinta e nanquim sobre tábua de madeira ou papel de arroz), Hokusai foi o criador do termo mangá. Foi unindo os ideogramas “man” (engraçado) e “gá” (desenho) que ele definiu os 15 volumes com cenas divertidas do dia a dia do Japão, produzidos por ele entre 1814 e 1849.

O mais violento

Título: Shigurui
Autor: Takayuki Yamaguchi
Lançamento: 2003

Shigurui (Frenesi da Morte, em japonês) começa com um duelo letal entre os espadachins Fujiki Gennosuke e Irako Seigen. O primeiro não tem um dos braços. O segundo é cego e aleijado. Por que eles se detestam tanto? Para saber a resposta, só devorando os 15 volumes deste mangá para lá de indigesto, que durou até 2010.

O mais duradouro

Título: Kochikame
Autor: Osamu Akimoto
Lançamento: 1976

Quando começou a contar as aventuras do policial Kankichi Ryotsu, há mais de 35 anos, Akimoto nem sonhava que sua obra fosse ficar tanto tempo em circulação. Publicado na revista Weekly Shonen Jump, o mangá já rendeu 1,7 mil capítulos, divididos em 153 volumes, e vendeu 135 milhões de exemplares!

O mais vendido

Título: One Piece
Autor: Eiichiro Oda
Lançamento: 1997

No ano passado, esta aventura em torno de um lendário tesouro pirata alcançou a marca dos 196 milhões de exemplares vendidos. Só em 2011, foram 37 milhões de cópias, enquanto o vice, Naruto, chegou apenas a 6 milhões. E esse número deve crescer em 2012: o título voltou a ser publicado no Brasil, agora pela editora Panini.

O mais popular

Título: Dragon Ball
Autor: Akira Toriyama
Lançamento: 1984

Escrita e desenhada pelo próprio Toriyama por 11 anos, em 42 volumes, a história de Goku, o menino com cauda de macaco e força sobrenatural, já virou animê, filme, game, álbum de figurinhas e vários outros produtos. Em 2006, rolou até um mangá especial em que personagens de Dragon Ball se encontravam com os de One Piece 48.

O mais polêmico

Título: Harenchi Gakuen
Autor: Go Nakai
Lançamento: 1968

Essa publicação sobre uma escola bem safada teve seu fim decretado em 1972, quando pais e educadores a queimaram em praça pública. O motivo? Em suas páginas, estudantes tiravam a roupa, meninos bolinavam as colegas e professores seduziam as alunas. Indignado com o protesto, Nakai encerrou a trama com o colégio sendo invadido pelo Exército.

O mais revolucionário

Título: Shin Takarajima
Autor: Osamu Tezuka
Lançamento: 1947

Se, quando pensa em mangá, você imagina personagens com olhos grandes, corpos magérrimos e cabelos pontiagudos, é por causa dessa revista. Lançada quando o Japão ainda se recuperava da 2a Guerra Mundial, ela se inspirava abertamente no clássico infanto-juvenil A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson.

O mais influente no ocidente

Título: Lobo Solitário
Autores: Kazuo Koike e Goseki Kojima
Lançamento: 1970

Acusado de conspirar contra um superior, Itto Ogami se vê obrigado a fugir e vagar pelo Japão como um ronin – um samurai sem mestre. Violenta, reflexiva e bem narrada, essa obra-prima impactou vários autores ocidentais. Frank Miller a citou como uma das inspirações de Batman – O Cavaleiro das Trevas.

O mais safado

Título: Futari Ecchi
Autor: Katsuaki Nakamura
Lançamento: 1997

Não por acaso, ganhou o sugestivo título de Mangá Sutra nos EUA – uma referência ao Kama Sutra, famoso livro indiano sobre sexo. A história acompanha as descobertas amorosas do casal virgem Makoto e Yura, explicando, em tom didático, tudo que rola no corpo durante a transa. O título é um trocadilho com hitori ecchi, “masturbação” em japonês.

O mais assustador

Título: Amigara Dansô no Kai
Autor: Junji Ito
Lançamento: 2002

O trabalho de Ito lembra o terror psicológico perturbador do autor norte-americano H. P. Lovecraft. Em apenas 32 páginas, ele conta uma história poderosa, sobre estranhas fendas com contornos humanos que surgem numa montanha do Japão após um terremoto. Desafiamos você a ler até o final sem pular páginas!

Fonte: Mundo Estranho

3 Comentários:

Felipe disse...

Faltou Battle Royale nessa lista... cairia bem na categoria mangá insano!!!

getsandom disse...

Embora pouco conhecido aqui no Brasil, talvez por isso não na lista, faltou a obra prima do mestre Miyazaki (é, o mesmo director do Studio Ghibli) que ainda é considerado o melhor manga de todos os tempos "Nausicäa do Vale do Vento", o filme é na minha opinião o melhor já feito pelo pessoal do Ghibli, antes ainda da fundação do studio, mas o mangá, épico nem começa a descrever a obra. O manga foi publicado entre 1982 e 1994, nos intervalos das produções quando Miyazaki tinha tempo pra se dedicar a obra, aqui não tem a versão complete (só 5 dos 7 volumes) e mesmo as que tem são dificeis de conseguir o que é uma pena. é uma obra indispensável pra quem gosta de verdade de quadrinhos em geral não só de mangá(fãs que só conhecem de Naruto e One Piece e nada mais talvez não tenha conhecimento necessário pra apreciar).

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO