segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MSN completa 10 anos!


O Windows Live Messenger, ainda conhecido por muitos como MSN, comemora este mês dez anos de criação. O programa é, hoje, um dos produtos mais usados da Microsoft e o líder em comunicação instantânea no mundo, com 330 milhões de usuários ativos que enviam cerca de 9,4 bilhões de mensagens por dia. No Brasil, o Live Messenger é a opção mais popular de bate-papo, com mais de 70% dos usuários.


Polêmico para uns - o eterno dilema sobre as vantagens e desvantagens de seu uso no ambiente de trabalho e motivo de preocupação para os pais mais vigilantes - e imprescindível para outros, como o meio mais rápido e prático para a troca de mensagens, o Messenger chegou desbancando de cara o então famoso ICQ, passando a fazer parte da história de muitos.

O anúncio foi feito no dia 21 de julho de 1999. Surgia o MSN Messenger Service, um comunicador de usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger. Ao longo destes dez anos, foram lançadas nove versões principais do comunicador, com a inclusão de recursos inimagináveis há uma década. Na primeira, com 320 Kb, apenas os recursos conectar, desconectar, alterar status, adicionar e alterar entre identidades de outros usuários, adicionar e deletar contatos, numa interface que assusta quem não a conheceu na época pela simplicidade.

Enviar e receber arquivos? Na versão 1.0, nem pensar. Essas opções, hoje tão familiares aos usuários, só passaram a ser possíveis no ano seguinte, na terceira versão do comunicador, o MSN Messenger Service 3.0. Nela, também a permissão para a realização de bate-papos em viva-voz e o ainda inédito serviço para envio de mensagens instantâneas para pagers e celulares no Brasil.

Em 2005, a Microsoft, focada na unificação e fortalecimento dos programas da marca Windows Live, substituiu o nome MSN Messenger para Windows Live Messenger. Entre os novos recursos e mudança radical no layout, destaque para a opção do usuário enviar mensagens, mesmo com o status “offline”, criada para quem não gosta de ser importunado nem de bloquear os contatos cada vez que quer ficar quieto ou concentrado em alguma conversa específica.

A mais recente versão do Messenger, considerada a mais impactante até agora, chegou oficialmente no começo deste ano, usando e abusando de recursos de áudio, vídeo e imagens, incluindo um novo modelo de compartilhamento de fotos com a possibilidade de explorá-las na janela de conversação. Outra novidade foi a visualização das últimas atualizações dos contatos, comemorada por uns e criticada por outros, já que deixa um histórico das mensagens pessoais que se fez nas últimas horas, recurso que pode ser desabilitado através do Windows Live.


COMEMORAÇÃO
Como comemoração do décimo aniversário de um de seus maiores sucessos, a Microsoft criou um site especial que relembra história do programa. O grande defeito é a falta de opção para a língua portuguesa. Veja no endereço: http://www.windowslive.com/ Desktop/Messenger/Campaign/TenYear

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO