quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ataques de spam podem corromper computador


Desde o surgimento da internet apareceram pessoas dispostas a conseguir dados de usuários através de vírus que podem inclusive destruir o hardware do computador. Para evitar a ação destes vírus, empresas criaram programas que barravam as mensagens suspeitas e evitava que o computador fosse contaminado. Mas os hackers estão sempre atualizados, as vezes mais ainda do que as empresas e através de spams conseguem invadir qualquer computador.

A melhor maneira que os hackers encontraram para esta invasão é criar e-mails com falsas notícias sobre a morte de alguma celebridade. Com isto, a pessoa que receber o spam poderá se interessar e clicar no link que estiver aparecendo no e-mail. Desta forma, o computador é invadido e documentos são corrompidos, trazendo um grande transtorno ao dono do computador, já que quase todas as pessoas guardam coisas importantes em suas máquinas.

O spam é uma mensagem eletrônica que não foi solicitada e que é enviada em massa. Se a sua caixa de e-mail estiver configurada, o spam deverá ir diretamente para a lixeira eletrônica, mas quando uma conta de e-mail é hackeada (roubada por ação de hackers), os contatos acabam recebendo mensagens que contém malwares (software que de forma ilícita tem o intuito de causar algum dano ou roubar informações). Um dos malwares mais conhecidos é o cavalo de tróia, que inspirado na história lendária, entra no computador sem levantar suspeitas e abre uma porta que permite a invasão para roubo de senhas e informações.

Quando o astro americano Michael Jackson morreu em 2009, diversas mensagens com supostas fotos do corpo do artista foram vinculadas através de e-mails e conversas de MSN. O e-mail vinha com arquivos anexos, que somente fazendo o download ficariam disponíveis para a visualização. Mas as pessoas que decidiram baixar as fotos tiveram seus computadores invadidos, já que não havia nenhuma foto do corpo de Jackson e que na verdade eram arquivos em .ZIP e .HTML, que redirecionava os usuários para o download de malwares.

Outras celebridades também se tornaram alvo de e-mails maliciosos com notícias sobre falsas mortes como do rapper Eminem, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush e de ex-BBBs. Todos os e-mails levavam a links que pediam downloads. Além dos e-mails e MSN, as redes sociais são uma forma de espalhar vírus escondidos em URLs.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela empresa de segurança de computadores McAfee comprovou que um em cada dez sites com informações sobre a atriz Cameron Dias traz malwares que infectam o computador. Entre os primeiros colocados da lista estão Julia Roberts, Jessica Biel, Gisele Bündchen e Brad Pitt. Os criadores destes softwares maliciosos usam as celebridades para fazer com que os fãs venham a clicar nos links e façam downloads de conteúdos que aparentemente são inofensivos, mas que na verdade estão escondendo vírus.

De acordo com o diretor de pesquisas de segurança da McAffe, Dave Marcus, os hackers se aproveitam dos sites que contêm informações sobre celebridades por saberem que os fãs acompanham a vida do ídolo, querem estar sempre bem informados. "Muitas vezes o cibercriminoso garimpa o Twitter ou rastreia o Google Tendências para contaminar estes links. Esta claro que eles usam temas populares na mídia para atrair as pessoas", afirmou Marcus.

Mensagens com malware enviadas por contas de amigos também são muito comuns. Normalmente falando sobre fotos de uma festa em que o usuário e a pessoa estariam supostamente juntos, fotos de traição, supostos vídeos que estariam difamando a pessoa, avisos de pendências bancárias, cartões que teriam sido criados e enviados para a conta, empresas de software solicitando download de um novo antivírus, entre outros.

Muitos podem se perguntar se com o uso de um atinvírus estarão livres de malwares e infelizmente a resposta é não, já que muitas vezes a pessoa se esquece de atualizar o programa e fica desprotegido da ação de vírus ou até em algumas vezes o software malicioso é recente e os programas que deveriam proteger o computador ainda não descobriram como podem fazer isto com essa nova versão de vírus.
Justificar
Portanto, evite clicar em URLs que aparecerem em contas de e-mail desconhecidas ou verifique o teor da mensagem antes de decidir se irá abrir algum arquivo ou não. Evite abrir as mensagens com temas como os de morte de celebridades ou vídeos pornôs de pessoas famosas e em seguida os exclua de sua caixa de mensagens. A maioria das mensagens usa notícias falsas que acabam levantando a curiosidade do usuário, que é enganado e tem seu computador invadido, correndo o risco de perder arquivos importantes ou até ter suas senhas roubadas.

Fonte: Click 21

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO