sábado, 29 de janeiro de 2011

Passe seus PDFs para ePub e leia no iPhone e iPad


Os livros digitais estão mais populares desde o lançamento do leitor Kindle e demais dispositivos capazes de rodar estes arquivos. Atualmente, a lista de aparelhos que podem servir de leitores é grande, incluindo aí os iPhones, iPods Touch e iPads. Só que existe um pequeno inconveniente na hora de fazer a leitura desse conteúdo digital nos dispositivos da Apple. Normalmente, o conteúdo literário encontrado na internet está em PDF e o formato padrão de leitura nos aparelhos da empresa da maçã é o ePub, um formato mais flexível. Eles até lêem PDF, mas as opções de tamanho de letra e muitas das formatações se perdem. Mas existe um modo de resolver esta situação. Neste Primeiros Passos indicamos o programa Calibre, um conversor de arquivos de texto para Windows, Linux e Mac que consegue transformar e configurar os arquivos para funcionar em vários dispositivos, inclusive os iPhones, iPods Touch e iPads.

1. O download do Calibre é gratuito pelo site http://calibre-ebook. com/download. A instalação é bem simples, mas merece atenção na hora de escolher o leitor de eBooks que você possui. No nosso caso, estamos tentando converter um arquivo para um dispositivo iOS, portanto, escolhemos Apple na lista, mas você pode escolher também para o formato do Android, Kindle, Sony, entre outros.

2. Abrindo o programa, basta arrastar o arquivo PDF para o meio da tela de listagem de títulos. Esta lista serve como uma biblioteca dos livros que você tem no computador. Selecione algum destes títulos e depois clique no botão de converter, o terceiro da barra superior.

3. Uma tela com os parâmetros da conversão será aberta. No canto superior direito já estará marcado o formato ePub. Você pode preencher os campos de autor, editora, série e tags se quiser organizar melhor a sua coleção. O programa também dá a opção de adicionar uma capa para o novo arquivo. Depois das edições, clique no botão OK.

4. Agora chegou a hora de mandar para o iTunes e depois para o aparelho. Clique no nono botão do menu superior e depois em “Conectar ao iTunes”. O iTunes será aberto e conectado ao Calibre. Agora, selecione o arquivo que deseja enviar na lista, clique com o botão direito e depois em “Enviar para o dispositivo” e “Enviar para a memória principal”.

5. Pronto, o livro em ePub já estará listado no seu iTunes na seção “Livros”. Basta agora clicar e arrastar o arquivo para dentro da área do seu iPhone, iPod Touch ou iPad sincronizado com o computador. O arquivo pode ser visto dentro da biblioteca do iBooks e poderá ser aberto como qualquer outro livro comprado pela loja de livros da Apple.

Tárcio Fonseca

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO