sexta-feira, 18 de maio de 2012

No Recife, teatro de Santa Isabel celebra 162 anos com sarau de artes


Um dos mais importantes palcos de Pernambuco, o Teatro de Santa Isabel comemora 162 anos de história nesta sexta-feira (18). Para marcar a data, a Prefeitura do Recife vai apresentar o sarau de artes "Recordar para Reviver", a partir das 20h. A festa envolverá apresentações de música, dança, literatura e teatro, e terá tradução dos espetáculos em libras. Os ingressos são gratuitos, e serão distribuídos às 19h.

Com texto de Sônia Bierbard, a apresentação vai contar de maneira dinâmica a história do teatro-monumento, e fatos que marcaram sua existência. O texto será interpretado pelos atores André Riccari, Karla Martins, Marcelino Dias, Renata Phaelante, Gilson Paz e a própria Sônia. O evento terá ainda participação do tenor Jefferson Bento, e do pianista Glauco Cézar II.

O Teatro
O Santa Isabel é um dos 14 teatros-monumento do País, reconhecido com Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Em seus palcos já passaram óperas, dramas, concertos, comédias e torneio de oratórias. Outros eventos também já aconteceram no prédio, como solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. Entre alguns pontos marcantes de sua história estão a Revolução Praieira, a Campanha Abolicionista e a Campanha pelo advento da República.

Idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844, o monumento representa o primeiro exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco. As paredes foram erguidas por trabalho não-escravo, uma inovação para a época, e com recursos provenientes de loterias, da companhia de acionistas e do tesouro provincial.

Em sua inauguração, que aconteceu em 18 de maio de 1850, o teatro recebeu o drama "O Pajem D’Aljubarrota", de Mendes Leal, escritor português que esteve entre os mais encenados na primeira metade do século.

Quem quiser conhecer mais detalhes sobre a história e arquitetura do Teatro Santa Isabel pode também participar da visita guiada que acontece todos os domingos, das 14h às 17h. Os interessados podem ainda fazer agendamentos prévios para este tour, através do telefone (81) 3355.3323.

Serviço
Aniversário de 162 anos do Teatro de Santa Isabel – Sarau Recordar para Reviver
Sexta-feira (18), às 20h
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife
Entrada gratuita

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO