segunda-feira, 27 de julho de 2009

Relembre as grandes batalhas de empresas da Internet


A Internet comercial nasceu entre 1994 e 1995. Com o desenvolvimento das mídias digitais, serviços como jornais virtuais e ferramentas de busca rapidamente ganharam destaque. Assim, era natural que logo começassem a surgir disputas entre empresas concorrentes no meio online. Confira algumas das principais batalhas.



NETSCAPE X EXPLORER

Os jovens usuários de Internet talvez nem saibam que antes do Internet Explorer e do Mozilla Firefox existiu um navegador simpático chamado Netscape Navigator.

Criado em 1994 pela Netscape Communications, o navegador Netscape reinou por anos como o browser mais utilizado em todo o mundo, até que a Microsoft lançou o Explorer, iniciando uma das primeiras batalhas entre concorrentes na Internet, que ficou conhecida como a Guerra dos Browsers.

A partir de 1999, o Explorer começou a ganhar espaço no mercado, fazendo o Netscape perder a liderança absoluta. Durante esse período, a empresa Netscape processou a Microsoft, alegando que a companhia de Bill Gates estaria se aproveitando do reinado do Windows para "encartar" o Internet Explorer no seu produto mais popular.

Com isso, muitos usuários de Windows começaram a conhecer e a utilizar o Explorer, em vez de baixar o Netscape Navigator. A partir desta batalha, começaram a surgir outros navegadores, como o Opera, o Flock e o Mozilla Firefox.




YAHOO! X GOOGLE

O início da Internet comercial também serviu de palco para uma infinidade de opções de ferramentas de pesquisa. Muito antes de existir o Google, a Web tinha diversas mecanismos de busca que se digladiavam pela supremacia.

O Yahoo!, criado em 1995 e apontado como o primeiro diretório de sites e um dos primeiros portais de Internet do mundo, é um deles. Também brigavam Altavista, Lycos, Infoseek, Dogpile, Webcrawler e Hotbot – no Brasil, o Cadê também fazia frente a eles.

Com a chegada do Google , em 1998, houve uma revolução no ramo dos sites de pesquisa e o Yahoo!, um dos poucos sobreviventes, passou a ser o seu grande rival.



EXPLORER X FIREFOX

Como nem tudo dura para sempre, o Internet Explorer ganhou um concorrente de peso. O Firefox, criado pela empresa Mozilla em 2004, começou a tomar espaço por ser um navegador gratuito, de código aberto e multi-plataforma (funciona no Windows, no Linux e Mac).

O Firefox também leva a fama de ser um navegador compatível com os padrões da Web, exibindo fielmente as páginas, e de ter reativado a Guerra dos Browsers.

Vale mencionar que nesse cenário encontram-se ainda outras opções, como o Opera Browser, o Safari (navegador nativo do Macintosh), o Flock e o Chrome, este último lançado pelo Google.



GOOGLE X BING

Cansada de ver a supremacia do Google no campo das ferramentas de busca, a Microsoft se coçou e lançou silenciosamente em junho deste ano a ferramenta Bing.

O serviço tem uma cara bem semelhante ao Google e já vem ganhando espaço entre os sistemas de pesquisa, aproximando-se de outros fortes concorrentes, como o Yahoo! e o AskJeeves.

O site Bing seria apenas uma das muitas opções da Microsoft para brigar com o Google e uma tentativa da empresa de Bill Gates de dar a volta por cima na Internet, onde demorou a chegar com força em termos de serviços online.



WINDOWS X CHROME OS

Olha as duas brigando novamente aí. No início de julho, o Google anunciou que está desenvolvendo um sistema operacional para notebooks, fazendo a Microsoft arregalar os olhos.

Segundo comunicado no blog oficial da companhia, o Chrome OS será simples e rápido, baseado no navegador Chrome, lançado pela empresa em 2008. Esta parece ser a maior cartada do Google para ganhar terreno num ramo dominado pela Microsoft.

Com o Google já dominando o setor de ferramentas de busca e entrando com força nos campos de sistema operacional e de navegador, a Microsoft, que já enfrenta a concorrência do Linux, terá que se coçar mais ainda para não perder a supremacia.

Fonte: Click 21

Seja o primeiro a comentar

Blog Widget by LinkWithin

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO