sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pernambuco é a terra do São João


Época de fogos de artifício, fogueiras, dança e muita diversão. É o tempo de Luiz Gonzaga – grande homenageado do ano por sua contribuição à cultura nordestina e que completaria 100 anos de idade em dezembro – de forró pegado e pé de serra; dos movimentos rítmicos do xaxado, baião e coco. São João, santo que anunciou a Boa Nova, mas que também é o anfitrião de uma das maiores festividades do Nordeste.

Da capital ao interior, Pernambuco é palco de festas que chegam ao ápice no próximo fim de semana (22 a 24), com programações para dançar juntinho e aproveitar a festa. No Recife, Dominguinhos e Quinteto Violado são algumas das atrações – até mesmo Alceu Valença, conhecido por seu repertório de Carnaval, desce de Olinda para agitar os foliões do São João.

Coração de pernambucano é grande e tem espaço para todos os ritmos – nem só de sanfona e triângulo se faz o agito junino. A percussão típica do coco, acompanhada de batidas de palmas ritmadas dos participantes do folguedo, encontra espaço até mesmo na Cidade Patrimônio. Na praça do Carmo e no Fortim do Queijo, o São João vai ser animado por forró e coco, com arraiás e quadrilhas espalhados no Sítio Histórico.

Já Caruaru – que se torna a Capital do Estado na época junina, pelo menos no quesito forró – divide os festejos do Interior com cidades como Paudalho, Bonito e Vitória. A programação não se limita apenas ao fim de semana, mas segue ao longo do mês e envolve também a celebração de São Pedro.

Confira a programação das cidades:

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO