quinta-feira, 14 de junho de 2012

Saiba como encontrar seu smartphone caso seja roubado


Os relatos de pessoas que tiveram seu celular roubado e conseguiram recuperá-lo através de um aplicativo que utiliza o GPS são cada vez mais constantes. Além de ter de volta o seu smartphone, ainda ajuda a polícia na captura de ladrões. O último caso registrado em Recife aconteceu nesse final de semana, em Boa Viagem.

Para os donos de iPhone, o aplicativo é da própria Apple e pode ser baixado de graça na App Store. O Buscar meu iPhone (que também tem versões para iPads e MacBooks) permite que você veja exatamente onde seu celular está. Caso a bateria tenha acabado, será mostrada no mapa a última localização registrada, além de dizer há quanto tempo esse dado foi recolhido.

Além disso, utilizando o iPhone de um amigo ou através do site iCloud, o usuário pode bloquear remotamente e apagar todas as informações e outros aplicativos (por exemplo, não poderão entrar em seu Facebook ou Twitter). Também pode enviar uma mensagem de texto para seu celular, emitindo um alto som. Essa última função não é muito útil se o celular tiver sido roubado, mas, caso tenha sido perdido, pode enviar um número a ser ligado para que o iPhone seja devolvido ao seu dono. Ao realizar um desses serviços, você receberá automaticamente um e-mail informando das alterações feitas.


Existem alguns requisitos: o iPhone tem que ter a quinta versão do iOS (sistema operacional Apple) e uma conta no iCloud (pode ser feita de forma gratuita e através do próprio celular). Tendo em vista que, para funcionar, é preciso estar conectado à rede 3G ou Wi-Fi, esse aplicativo é mais útil para iPhones e iPads 3G.

Pessoas com celular Android também têm um serviço semelhante a sua disposição. Diferentemente da Apple, entretanto, não é um aplicativo oficial, mas, sim, feito por terceiros. Apesar disso, as mesmas funções estão presentes. O Where's My Droid (Cadê meu Droid) também pode ser usado através de um outro Android ou do site. Para utilizá-lo, basta baixá-lo no Google Play (antigo Android Market) e, com a mesma conta Google que foi usada quando o smartphone foi instalado, configurar o aplicativo.

A partir daí, é possível mandar alertas sonoros ou mensagens, bloquear o celular e o localizar em um mapa também. Através de testes realizados pelo NE10, o aplicativo da Apple se mostrou mais preciso que o de Androids e também foi mais rápido. O Buscar meu iPhone foi capaz de dizer com exatidão onde o iPhone se encontrava; já o Where's my Droid informou um local errado, mas avisou que podia estar em um raio de 500 metros daquela posição.

Há um alerta: os aplicativos não funcionam caso o sistema de localização dos smartphones esteja desligado e se o celular não seja protegido por senha - e isso não é difícil de fazer. É uma das primeiras opções no menu de configurações dos dois sistemas operacionais. Se você conseguir acessar rapidamente o site do Where's my iPhone ou do iCloud, poderá bloquear e criar uma senha, mas, caso contrário, não será possível encontrar seu celular.

Fonte: NE10



1 Comentário:

Alexandre ☠"O Rock"☠ disse...

Em vez de usar o ultrapassado e bugado Where's My Droid, usem o Avast for Android que fornece o mesmo serviço só que de maneira realmente precisa !

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO