segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Por que é mais importante poupar do que investir


Uma das máximas usada em educação financeira diz que "poupar é mais importante do que investir". Em outras palavras, isto quer dizer que ter uma regularidade de aportes nos investimentos e poupar mais dinheiro é muito mais importante para o sucesso financeiro do que dar uma “grande tacada” e escolher a melhor aplicação disponível no mercado. 

Para Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas, no atual cenário de juros baixos, a orientação de poupar antes de investir é mais conveniente do que nunca. “Com os juros mais baixos, os rendimentos na renda fixa estão menores e já não faz mais tanta diferença em qual aplicação investir. O que vai levar o investidor a ter sucesso é a constância dos valores investidos, ou seja, o que vai fazer a diferença é muito mais o hábito de investir do que a escolha entre o produto ‘a’ ou ‘b’”, diz. 

André Massaro, especialista em finanças pessoais da MoneyFit, comenta que uma das compreensões mais importantes dentro da máxima é que antes de iniciar qualquer investimento, é essencial ter uma vida financeira organizada. “Existe um fenômeno estudado na área de finanças, que é a "contabilidade mental" – que vem do termo em inglêsmental accounting. É um viés cognitivo, uma falha lógica que leva as pessoas a possuíerm simultaneamente dinheiro investido e dívidas. É o caso de alguém que tem dinheiro na poupança, rendendo menos que 0,5% ao mês, e ao mesmo tempo possui uma dívida no cheque especial com juros de 10% mensais”, afirma Massaro. 

Segundo ele, quem tem uma vida financeira desregrada tem grandes chances de perder dinheiro ao entrar em um investimento. “É preciso antes de tudo ter uma organização financeira para não perder dinheiro. E depois é preciso começar pelo básico, com aplicações apenas na poupança, no Tesouro Direto ou em um fundo de investimento. Aplicações mais complexas não são necessárias, em princípio”, defende. 

Por isso, recomenda-se que antes de destinar tempo à busca do investimento ideal, é importante buscar o planejamento financeiro ideal, que permita que todos os gastos mensais sejam contemplados e ainda que seja possível reservar mensalmente parte do orçamentopara os investimentos. Aprender a ter disciplina para poupar mensalmente algo como 10% da renda seria um requisito básico para iniciar um investimento, segundo especialistas. “A maioria das pessoas se preocupa demais com a parte técnica do investimento, se um é melhor que outro, mas não se preocupa com o estágio anterior a esse, que é o planejamento financeiro para conseguir investir sempre 10% da renda mensal”, diz Massaro. 

Além de, obviamente, o investidor mais disciplinado, que faz aportes mensais, reunir mais dinheiro que o investidor displicente, que investe esporadicamente, quem tem mais disciplina tende a escolher o melhor investimento, segundo o professor de finanças da FGV, William Eid. “A pessoa que é disciplinada, quando junta dinheiro escolhe melhor o investimento. Isso porque ela vai reavaliar o investimento de tempos em tempos para ver se aquela aplicação ainda é a mais rentável em determinado momento. O investidor desorganizado escolhe uma aplicação, mas não pensa mais nela, esquece de fazer os aportes e não faz uma revisão de meses em meses”, avalia. 

Para mostrar na prática a importância dos aportes regulares, vamos tomar como exemplo um investimento hipotético com um rendimento de 1% ao mês. Se o investidor aplicar, de janeiro a dezembro, 100 reais por mês - totalizando um investimento de 1.200 reais -, ao final do período ele terá 1.280,93 reais. Mas, se na mesma aplicação fossem investidos em janeiro 100 reais e apenas em dezembro os outros 1.100 reais, ele teria ao final dos 12 meses 1.223,68 reais, 57,25 reais a menos do que se fizesse o investimento regularmente.

Fonte: Exame

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO