quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mercado de software chega a US$15 bi no Brasil, com alta de 35%


O mercado nacional de software e serviços movimentou, em 2008, 15 bilhões de dólares no Brasil, com uma elevação de 35 por cento sobre o ano anterior.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a partir de pesquisa da consultoria IDC, que mapeou o setor de software no Brasil.

Apesar do crescimento, mundialmente o país manteve a 12a posição, com um mercado interno que equivale a 1,68 por cento do total global.

Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação no ranking, com um mercado doméstico de 339,6 bilhões de dólares, seguido pelo Japão, que movimentou 71,7 bilhões de dólares em softwares no ano passado.

Dos 15 bilhões de dólares movimentados no Brasil, 5 bilhões foram gerados pelos programas em si e 10 bilhões de dólares pelos serviços a eles atrelados.

Quase 50 por cento da demanda veio dos setores financeiro e industrial, diz a pesquisa do IDC apresentada pela Abes.

O setor brasileiro de software é composto por 8,5 mil empresas, entre as que desenvolvem, distribuem e comercializam. Entre as desenvolvedoras, 94 por cento são consideradas micro e pequenas empresas.

(Reportagem de Taís Fuoco, Edição de Alexandre Caverni)

Fonte: Reuters Brasil

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO