quarta-feira, 29 de abril de 2009

Saiba como denunciar crimes em comunidades do Orkut


O Orkut, lançado em 2004 pelo Google, foi criado com o objetivo de fortalecer os laços de amizade. Com o sucesso da ferramenta, porém, o portal passou a servir também como porta de entrada para bandidos comercializarem produtos ilícitos e fazer apologia a práticas criminosas.

Tráfico de drogas, comunidades que valorizam tortura, abuso de animais e pedofilia são só alguns exemplos de como o Orkut pode ser usado de forma criminosa. Torcidas organizadas que marcam brigas pela Internet também se tornaram um problema para os policiais do mundo real.

Se você se deparar com uma página de perfil ou com uma comunidade com essas características, saiba o que fazer.

DENUNCIE PELO PRÓPRIO ORKUT

Em todas as páginas de perfil, o Orkut mantém um botão com os dizeres "Denunciar abuso". Essa opção fica perto do link para escrever testemunhos e serve para denunciar qualquer tipo de incômodo ou conteúdo considerado impróprio.

O site também mantém, em sua área de ajuda, uma espécie de guia que explica a política de remoção e o que acontece quando um usuário é denunciado.

A mesma opção serve para denunciar comunidades e cai como uma luva se você precisar apontar de forma anônima algum usuário mal intencionado ou alguma página que esteja fazendo apologia às drogas e/ou ao tráfico.

INSTITUIÇÕES E DELEGACIAS

Existem diversas instituições privadas e departamentos policiais voltados para o combate de crimes virtuais, incluindo comercialização de drogas pela Internet e incentivo ao uso de entorpecentes.

A SaferNet Brasil, associação privada, de atuação nacional, está presente em projetos de combate à pornografia infantil na Internet brasileira, mas também age contra outros crimes virtuais. Pelo site, é possível fazer denúncias anônimas contra todos os tipos de delito online.

O portal Navegue Protegido, que funciona como um grande guia virtual para uma navegação segura, traz dicas para pais, professores e jovens, e é um ótimo lugar para saber como os cybercriminosos estão atuando atualmente.

Outra solução é procurar delegacias e órgãos de repressão a crimes cibernéticos ou ia à polícia ou à delegacia da sua cidade e fazer a denúncia lá mesmo, fisicamente.

Fonte: Click21

3 Comentários:

rosana disse...

desde que fiz meu orkut participo de uma comunidade em homenahem a Janis Joplin e descobri que a moderadora é FAKE e a comunidade esta sem moderação...efoi invadida por diversis FAKRs que depreciam a imagem da cntora e atcam com ofensas e ameaças os participantes que não concordam.Já fiz dicersas denuncias ao Orkut e els nada fizeram...Agota os Fakes estão invadindo minha página e a dos mesu amigos depreciando a minga imagem...isso sem falar no incentivo a vil~encia e ao preconceito contra gordos,negros etc.
Se alguem puder me ajudar meu email no orkut é rosanaseixasmanta@gmail.com

preciso de ajuda disse...

ja fiz varias denuncias pelo orkut, pois uma pessoa está se fazendo passar pelo meu marido e assim está difamando ele e eu o nome do usuario esta como gilson vienscoski mas nao é o verdadeiro autor se chama edmilson inacio da silva e mora em suzano sp, nos moramos no parana em telemaco- borba, e por isso meus filhos estao enfrentando bulin na escola, peço que alguem nos ajude pois as crianças nao querem nem ir na escola mais, falsidade ideologica no orkut nao é crime? e difamação não é crime?pesso socorro por favor que alguem nos ajude......

preciso de ajuda disse...

peço ajuda a equipe do orkut pois tem uma pessoa se fazendo passar pelo meu pai gilson vienscoski mas é um feik é mentira essa pessoa esta difamando minha familia e isso nao é crime tambem no orkut?e falsidade ideologica aqui no orkut nao é crime? meu irmao esta sofrendo bulin na escola por causa desse orkut e de comunidades que essa pessoa criou, o nome dessa pessoa é edmilson inacio da silva e ele mora em suzano sp e nos moramos no parana, preciso de providancias urgente pois esta prejudicando muito minha familia, ate fotos nossa ele pegou e esta nos expondo com ofenças e calunias me ajudem po favor.....

Blog Widget by LinkWithin

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO